Parabéns, Twitter!

twitter_post

O Twitter, microblog onde é possível fazer pequenos posts de até 140 caracteres, completa hoje (21/03/2016), 10 anos. Criado em março de 2006, a rede social pode ser acessada através da versão web ou aplicativos disponíveis para todas as plataformas mobile.

Eu entrei no twitter em junho de 2009 (há quase sete anos) e a rede do passarinho azul é sem sombra de dúvidas a minha preferida. Lá eu sigo veículos de comunicação, amigos e celebridades que admiro. Se você ainda não me segue, eu sou o @clesantana por lá.

Conheci o twitter através de uma matéria que foi publicada na Revista Capricho. Na época, o texto dizia que no twitter, a ideia era quase que compartilhar o status do extinto MSN. No começo, a plataforma era toda em inglês e possuía poucos usuários no Brasil.  Estima-se que hoje, o Brasil conta com cerca de 40,7 milhões usuários. Senti certa dificuldade no início, abandonei meu perfil algumas vezes mas sou completamente viciado.

imagemtwitterOverCapacity-500x362.png

Por muitos anos, o site era bem instável. Toda vez que caia, éramos agraciados por esse fofa baleia. #ripbaleinha

Todas às sextas-feiras, acontecia o #FF (sigla para Follow Friday, que significa “Siga Sexta-feira”), onde os usuários indicavam outros usuários para serem seguidos. Eu sinto falta dessa época, descobri muitos @’s bacanas dessa forma.

O Twitter lançou muitas celebridades para a mídia. Houve um tempo que existiam muitos fakes que eram divertidíssimos. Dentre eles, destacam-se o @vitorfasano, @hebecamargo,  @nairbello e @d1lmabr. O blogueiro @HugloGloss também iniciou seu legado no twitter. No começo, ele era fake do Christian Pior, depois abriu sua própria conta. Lembro-me que ele não divulgava seu rosto e isso era um grande mistério para a web. Hoje, o blogueiro já foi página de diversas matérias, trabalha na Globo e possui um perfil badalado no snapchat.

20150925003820928276a.JPG

Bruno Rocha, conhecido na web como “Hugo Gloss”, com a cantora Lady Gaga

A televisão tornou-se uma das grandes aliadas do twitter e atualmente, diversos são os programas que utilizam da ferramenta “hashtag”, popularmente conhecida pelo símbolo #. A interatividade através da # proporciona que os usuários comentem a atração e quem sabe, o assunto possa parar nos Trending Topics (TT’s), que são os assuntos mais falados na rede. O Masterchef da Band é um dos programas que usa bem essa ferramenta, sendo muitas vezes o assunto mais comentado em todo mundo.

0318_twitter

Quem seguir

Resolvi fazer uma lista de 10 perfis para quem já usuário ou ainda vai criar uma conta. Confesso que não foi uma tarefa fácil, mas vamos lá.

1.@rosana

Rosana Hermann é jornalista, roteirista, escritora e conhecida também como a síndica do twitter. Ela escreveu um livro sobre a rede social (compre, leia, devore e divirta-se) e é uma das pessoas mais entendidas sobre internet. Rosana é o modelo de pessoa que eu quero ser quando crescer.

2. @bicmuller

Comecei a seguir a Bic Muller há pouco tempo mas ela vivia aparecendo na minha lista de sugestões. Ela é engraçadíssima, além de ser criadora do blog “Morri de sunga branca”.

3. @ninalemos

A Nina é uma das jornalistas que mais admiro e é muito bom poder segui-la. Ela já trabalhou na Folha de S. Paulo, Estadão e muitos outros veículos. Atualmente mora em Berlim e é repórter especial da Revista TPM.

4.@judamasceno

A Juliana Damasceno é uma jornalista que eu conheci (virtualmente) quando ela trabalhava no Portal R7. Sagaz, inteligente e bem humorada, ela sempre anima a minha timeline. (PS: ela me segue de volta, beijo pro recalque).

5. @janessacamargo

Jana Rosa é escritora e já apresentou um programa na MTV (o perua mtv). Ela escreveu junto com a Camila Fremder os livros “Como ter uma vida normal sendo louca” e “Enfim,30”. Siga-a a garante boas risadas.

6. @HugoGloss

Viciado em televisão, o Hugo Gloss tem os melhores comentários do que está passando na telinha. Assistir “Verdades Secretas” acompanhando ele na timeline, era diversão garantida.

7. @alesie

“Lelê” é uma das @’s mais incríveis que eu conheço. Blogueira, Youtuber, protetora dos animais e viciada em realitys. Ela criou o magnífico blog Te dou um dado e atualmente integra o canal “cejura” no YouTube.

8. @Jo_netto

Não sei como comecei a seguir o Netto, mas ele é uma das pessoas que mais gosto no twitter. Por um acaso, ele já morou em Caraguá (cidade onde moro atualmente), porém nunca nos vimos na rua.

9. @erksnts

O Erik é meu amigo virtual desde da época do extinto fotolog. Acompanhamos muita coisa na vida um do outro e ele tem opiniões bem bacanas e divertidas sobre o Brasil e o Mundo. Ele tinha um blog também mas o abandonou.

10. @ThaMatos_

A Tháis foi minha colega de sala na faculdade e foi a primeira pessoa que conversei da turma. De esquerda e feminista, atualmente ela cursa jornalismo na USP e tem sem sombra de dúvidas, um dos melhores textos que já li na vida.

Bom gente, é isso. Espero que vocês tenham gostado. Me indiquem perfis para seguir também. Parabéns, twitter #lovetwitter #twitter10years #twitter10anos.

Anúncios

Sobre Cléverton Santana

Jornalista e tuiteiro de plantão. Morou praticamente toda sua vida na praia mas seu coração sempre foi da selva de pedras. Fã de séries, cinema e teatro, sempre encontra tempo para ler algum livro. É eclético musicalmente, mas não vive sem Rita Lee, Queen e Legião Urbana.
Esse post foi publicado em Jornalismo, Listas, Pescador de Sonhos, Pessoal e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s