Afinal, o que é e como funciona o Spotify?

Screenshot-2013-12-11-at-1.46.31-PM Spotify surgiu em outubro de 2008, na Suécia

Lançado no Brasil em maio de 2014, o Spotify é um serviço de streaming de música disponível para smartphones (iOS, Android, Blackberry, Windows Phone), computador, smart-tv e outros dispositivos.

Ele é gratuito mas possui uma versão premium que possibilita algumas regalias (como baixar as músicas e conseguir ouvir mesmo quando estiver sem internet, por exemplo). Depois que fizer o dowloand do aplicativo (você o encontra facilmente na loja de aplicativos do seu dispositivo), é a hora de criar uma conta. O processo é super rápido e você pode usar até o facebook para efetuar o cadastro. Depois, é a hora de buscar o que ouvir. Você pode encontrar as músicas pesquisando por artista, álbum, gênero, lista de reprodução ou através do perfil de algum amigo.

Yuri Siraque, 24 anos, tradutor, possui o serviço desde fevereiro de 2015. Usa o aplicativo principalmente no celular mas também utiliza no notebook e deskotp. Para ele, uma das desvantagens do serviço é a ausência de opção para baixar somente músicas específicas. “Atualmente só é possível baixar por álbum, playlist ou artista.”, revela.
iphone-artist-outdoor

Você pode usar o serviço no celular, computador, playstation e outros dispostivos

 

Playlists

No Spotify você encontra um acervo bastante variado, indo desde de títulos nacionais populares aos grandes sucessos internacionais. O seriviço tem um acervo com mais de 20 milhões de músicas. Além disso, é possível escolher entre milhares de playlists. Você mesmo pode criar a sua, ouvir a de um amigo ou as criadas pelo próprio Spotify. As playlists criadas por eles são ótimas e caem como uma mão na luva quando se tem dúvida do que ouvir. (Tem playlist para dormir, acordar, correr, ouvir no trabalho, para sexta-feira, enfim, são muitas). Ainda é possível criar uma “playlist colaborativa”. Essa é ótima se você vai ouvir música com os amigos em uma festa, churrasco ou encontro. Cada um coloca o que quer ouvir e deixa a playlist tocar.

O estudante Lucas Gustavo, 20 anos, tem o serviço há cerca de cinco meses e é usuário premmium. Para ele as vantagens é não precisar procurar as músicas na internet para dowloand, já que encontra facilmente no aplicativo. “Além disso tem várias playlists para colocar quando você não tem ideia do que ouvir e ainda pode descobrir músicas novas. Também é possível seguir seus amigos, ver o que eles estão ouvindo e poder compartilhar suas playlists com eles.”, diz.

overview-600x450

A assinatura premmium custa R$ 14,90 no Brasil e você pode testá-la por 1 mês grátis

Assinatura Premmium

A assinatura premium custa R$14,90 por mês e com ela você tem as seguintes vantagens: não tem propagandas, pode pular de músicas sem limites (a versão free você tem um limite de 3 músicas, se não me engano), pode ouvir as músicas offline (sem internet) e alta qualidade no áudio.

O chef de cozinha Leandro Alvarenga, 27 anos é usuário premium há 2 anos e meio. Usa o aplicativo só celular, raramente no computador. Para ele, uma das vantagens do spotify é não precisar fazer download de músicas e ocupar espaço na memória do celular. “Outra vantagem é criar playlists de forma rápida e sair escutando na hora”, conta.  Para Leandro, a única desvantagem do serviço é que o álbum da Adele não está liberado. “Mas foi uma decisão da artista, não é um problema do aplicativo”, brinca.

spotify

Esse ano, eu comecei a ir para o trabalho de bicicleta. No percurso, ia ouvindo a Rádio Disney, mas querendo ou não, rádio toca sempre as mesmas músicas. Foi aí que resolvi baixar o aplicativo e ver qual era. Eu ainda uso ele no trabalho, para ouvir música durante o expediente. Não sou usuário premmium mas gosto bastante do serviço. O único problema é quando o sinal 3G não está bom e as músicas ficam “cortando”. Fora isso, não tenho o que reclamar.

A vendedora Loren Araújo, 21 anos, usa o aplicativo há três meses  no smartphone, para treinar na academia e correr na rua “Para mim, a maior a vantagem é que não preciso selecionar as músicas ou ficar fuçando no celular para encontrar as músicas. Eu simplesmente procuro o ritmo que quero e o próprio aplicativo seleciona as músicas automaticamente.”, conta.

Se você quiser me seguir lá no spotify, clica aqui. Resolvi criar uma playlist por mês. Sou bem eclético musicalmente então você vai encontrar desde Rita Lee a Katy Perry, Queen a Kid Abelha. Confira aqui a playlist de janeiro e aqui a de fevereiro.

E você, usa o Spotify? Me conta o que acha!
Até o próximo post (:

Anúncios

Sobre Cléverton Santana

Jornalista e tuiteiro de plantão. Morou praticamente toda sua vida na praia mas seu coração sempre foi da selva de pedras. Fã de séries, cinema e teatro, sempre encontra tempo para ler algum livro. É eclético musicalmente, mas não vive sem Rita Lee, Queen e Legião Urbana.
Esse post foi publicado em 2016, Jornalismo, Música, Netflix, Pescador de Sonhos, Pessoal e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Afinal, o que é e como funciona o Spotify?

  1. Debora Wolf disse:

    Muito legal seu post, vc ilustrou o post com uma foto de NYC, e eu acho que é a vista a partir do meu bairro, Queens hahaha

  2. Debora Wolf disse:

    eu abaixo musicas do youtube, e uso algumas rádios on line, esse app não conhecia…

  3. Trabalho próximo ao centro…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s