Gretchen Filme Estrada

Depois de quase quatro anos esperando ansiosamente, finalmente consegui assistir pela internet, o documentário Gretchen Filme Estrada, dirigido por Paschoal Samora e pela incrível e renomada Eliane Brum,  jornalista, escritora e ícone  do jornalismo brasileiro. Eliane é, sem sombra de dúvidas, uma das minhas grandes inspirações na escolha da profissão.

maxresdefault

Lançado em 2010, o documentário finalmente está disponível na internet

Maria Odete Miranda é conhecida nacionalmente como a “Rainha do rebolado”. Foi figura carimbada nos programas dominicais da televisão brasileira, já fez filme pornô e participou  da 5ª edição do reality show A Fazenda, da Rede Record. É conhecida também por sua constante e conturbada, porque não, vida amorosa. Mas o que poucos sabem, é que em 2008, a musa do conga-la-conga, foi candidata a prefeitura da cidade de Ilha de Itamaracá, em Pernambuco.

Sua candidatura foi acompanhada por toda uma equipe que retratou além da campanha política,  shows que a cantora e dançarina fazia em circos no interior do nordeste, com ingressos à R$2,00. A inocência política de Gretchen, nos mostra que apesar de ser uma “celebridade nacional”, faltava um ganância política. Em uma região onde o “voto de cabrestro” é comum, a imagem de Gretchen foi facilmente degradada com ataques dos demais candidatos.

Disposta na época em abandonar de vez sua carreira artística, é nítido que se ganhasse, Gretchen faria muito pela Ilha. Claro, não seria uma tarefa fácil, mas o seu compromisso com os moradores, pelo menos em campanha,  era honesto e sincero. Sua boa vontade em fazer uma política diferente foi perceptível. Diversas vezes, “ilhéus” tentaram vender seu voto diretamente à Gretchen, que era rude em dizer que jamais compraria votos.

Infelizmente, Gretchen fez uma campanha pequena, com poucos recursos,conturbada e que buscava militantes com ideais. No final, Gretchen angariou  pouco mais de 300 votos (2% do eleitorado local) e não foi eleita. Gretchen Filme Estrada, afirma que aquilo que vemos na televisão não é real. O sucesso, um dia acaba. Celebridades são constantemente glamourizadas pela mídia, mas acima de tudo, são pessoas comuns, como eu, como você. Passam por dificuldades financeiras, tristezas e decepções. Gretchen poderia facilmente ser sua mãe, sua tia, sua amiga ou sua vizinha.

Eliane Brum e Paschoal Samora nos mostram além da campanha de uma celebridade nacional, um país que poucos conhecemos (ou fingimos não conhecer). Um país que ainda possui cidades sem nenhuma infraestrutura, seja no transporte, na saúde ou na educação. Um país com cidadãos que não entendem e nem querem entender política. Um país que ainda acredita na política do Pão e Circo.  Um país que enxerga políticos como celebridades, distantes da população, que só aparecem na época de campanha.

Em ano político, precisamos pensar, mais uma vez em quem serão nossos representantes. Políticos, não são celebridades. São pessoas que nos representam, nós que pagamos seus salários e quem e têm o dever e obrigação de lutar pelo bem de um povo, de uma cidade, de um estado. Juntos, podemos mudar este país. Eu ainda acredito nisso. Espero que a realidade retratada em Gretchen Filme Estrada, fique apenas nos filmes e que não se torne mais realidade.

Ficou curioso? Veja o teaser:

Quer assistir o documentário completo? Então corre porque ele ainda está  disponível no YouTube:

Nos vemos em breve,

Cléverton Santana, @clesantana no twitter

Anúncios

Sobre Cléverton Santana

Jornalista e tuiteiro de plantão. Morou praticamente toda sua vida na praia mas seu coração sempre foi da selva de pedras. Fã de séries, cinema e teatro, sempre encontra tempo para ler algum livro. É eclético musicalmente, mas não vive sem Rita Lee, Queen e Legião Urbana.
Esse post foi publicado em Cinema e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s