SBT adere a mudanças em busca de audiência

SBT-COMPARTILHE-2013

Particularmente, adoro a expectativa da estreia das novas grades das emissoras. “Vem por aí”, me deixa ansioso para saber quais serão as mudanças e novidades dos canais. Por conta do carnaval, este ano, as mudanças demoraram um pouco para acontecer, mas estão chegando. É hora dos profissionais de estratégia e marketing, trabalhar de forma criativa (e inusitada porque não) e chamar a atenção do público, em busca de, é claro, audiência.

Não tenho tido tempo para assistir televisão, o que é uma pena. Adoro televisão. Adoro ainda mais a  televisão brasileira, mesmo ela sendo envolta de críticas o tempo todo. Ok, quando tinha tempo, acompanhava muitos canais da TV por assinatura, mas sempre que podia, dava uma “espiadinha” nos canais abertos.

O que me chamou a atenção, nesses últimos tempos, foi a campanha da nova grade do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão). A emissora do “Dono do báu”, que antes, era a segunda maior em audiência, nos últimos anos, foi perdendo ibope para outras emissoras do canal aberto e para a popularização da TV por assinatura.  Segundo a ABTA (Associação Brasileira  de Televisão por Assinatura), houve um  crescimento no número de assinantes de TV por assinatura no país. O terceiro trimestre de 2013 marcou o crescimento de  3,9%. Comparado ao mesmo período de 2012 o crescimento chega a 14,4%. Em suma, somos hoje, quase 18 milhões de assinantes (em 2011 éramos cerca de 15 milhões). Um número grande, não?

Enfim, voltando ao SBT que assume o papel de “canal popular”, a “tv do povo”.
Não podemos negar: o SBT faz bem esse papel. Levanta a bandeira e defende a causa. Por mais que seja sempre criticado, ele é um canal que não pensa em elitizar sua programação e perder um público tão grande (a grande massa). E as últimas estratégias e campanhas, ao meu ponto de vista, foram muito bem produzidas. Acredito que houveram novas contratações internas, que ajudaram a mudar um pouco o antigo estigma.

The Noite com Danilo Gentili

j1

Depois de 3 anos de sucesso com o “Agora é Tarde”, na Band, onde trouxe uma nova cara para o talk-show brasileiro, Gentili aceita a proposta e muda para o SBT. A mudança, que levou toda sua equipe (exceto o chato do Marcelo Mansfield), gerou muita pauta para a imprensa e todos os apresentadores do SBT, abraçaram a causa e o seu mais novo contratado. A emissora, colocou caminhões na ruas para divulgar a ida de Danilo e sua trupe para a “Televisão mais feliz do Brasil”.

Os teasers, foram muito bem escritos. Um dos que mais me chamou a atenção foi este abaixo, onde nos 0,14″, aparece uma cover de Sabrina Sato, que também saiu da Band neste ano, só que agora, foi para a Record. Achei uma sacada incrível.

A estreia do programa, que aconteceu no último dia 10 , foi um sucesso. Sempre com o bom humor, o apresentador firma uma nova cara para os programas de entrevistas e mostra que sim, é possível sempre criar algo novo. Sucesso ao The Noite 🙂

SBT Na Web

img-578976-nadja-haddad-comanda-o-sbt-na-web20140121111390310125

Mas não para por aí! (odiei a Nova Ortografia, antes, aqui, seria um pára, mas continuando…).
Além de novas contratações e estreias, o SBT que traz em sua marca a ideia do #COMPARTILHE, agora tem um programa para a internet. O SBT Na Web, traz as curiosidades dos bastidores da emissora, segredos de quem faz a programação acontecer e muito mais. Apresentado pela jornalista Nadja Haddad (também ex Band)  [que foi baleada enquanto cobria um tiroteio], o programa possui um canal no YouTube e promete dar uma nova cara a emissora mais popular do Brasil.

E vocês, estão acompanhando essas mudanças? O que esperam?

Grande abraço,
Cléverton Santana, @clesantana no twitter

Anúncios

Sobre Cléverton Santana

Jornalista e tuiteiro de plantão. Morou praticamente toda sua vida na praia mas seu coração sempre foi da selva de pedras. Fã de séries, cinema e teatro, sempre encontra tempo para ler algum livro. É eclético musicalmente, mas não vive sem Rita Lee, Queen e Legião Urbana.
Esse post foi publicado em Televisão e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para SBT adere a mudanças em busca de audiência

  1. Debora Wolf disse:

    Quando chegar aí vou querer ver o novo programa do Danilo Gentili… estou louca para ver se a banda foi tb!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s