Mãe, compra brócolis?

Matéria originalmente  publicada no site focanaweb

Por Cléverton Santana
clesantana@live.com

foto_ revista crescer, editora globo

Foto: Revista Crescer (Editora Globo)

Quem não se lembra da lendária propaganda onde um garotinho fazia um escândalo no supermercado para sua mãe comprar verduras? Será que essa criança existe? É comum que crianças sejam educadas a se alimentarem de uma forma errada. Muitas vezes, os pais optam por refeições rápidas que nem sempre são saudáveis. Porém, uma má alimentação na infância é sinal de perigo. Segundo dados do IBGE, 33,5 % das crianças sofrem de sobrepeso ou obesidade no Brasil.

Estudos mostram que a obesidade já é bastante evidente em crianças pré-escolares e escolares o que é preocupante. “Isso significa uma população de adultos com maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares, o que já é o mal do século”, aponta a nutricionista Kelciane Amaro.

A nutricionista explica ainda que as facilidades disponíveis nas prateleiras podem muitas vezes não ser as opções mais saudáveis. “A falta de tempo, principalmente dos pais, tem levado para as mesas comidas rápidas, como macarrão instantâneo, enlatados e alimentos embutidos, que têm um baixo valor nutritivo e carregam um alto teor de sódio e gorduras”, diz.

pt.gdefon.com (2)

Foto: pt.gdefon.com

A auxiliar administrativa Rafaela Righi, mãe de Otávio Righi, 5, tenta melhorar a alimentação de seu filho por meio de pequenas atitudes. “Tento evitar sempre que possível frituras. Opto por preparar alimentos cozidos ou grelhados. O Otávio criou o hábito em tomar muita água. Desde neném, evito que ele tome refrigerante, sempre optei por sucos”, ressalta.

Luanna Chaves de Andrade, 9, filha de Nitirena Chaves de Andrade Prado, é vegetariana desde os 4 anos de idade. “Desde pequena ela já não queria comer carne por saber que eram animais. Até então eu enrolava, inventava mil histórias, só que quando ela entrou na escola, minha mentira veio por água abaixo”, conta.

Nitirena aproveitou a opção da filha, para variar o cardápio de toda a família. “Faço berinjela colorida, com pimentões de todas as cores, azeite e orégano. Eles também gostam de suflê de abobrinha e ovos cozidos coloridos com beterraba”, conta.

Muito Além do Peso

Lançado em novembro de 2012, o documentário Muito Além do Peso, traz um debate sobre a qualidade da alimentação de nossas crianças e os efeitos das propagandas dirigidas aos pequenos.

 

info2

Foto: pt.gdefon.com

Cléverton Santana, @clesantana no twitter

Anúncios

Sobre Cléverton Santana

Jornalista e tuiteiro de plantão. Morou praticamente toda sua vida na praia mas seu coração sempre foi da selva de pedras. Fã de séries, cinema e teatro, sempre encontra tempo para ler algum livro. É eclético musicalmente, mas não vive sem Rita Lee, Queen e Legião Urbana.
Esse post foi publicado em Faculdade, Uncategorized e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Mãe, compra brócolis?

  1. ariadne melo disse:

    Alimento inegocialvel no meu tempo de menina não existia. Era sopa de aveia ou figado (odeio ate hoje) e o chinelo pertinho…..cresci saudavel e tudo o mais mas ate hoje não como o tal do figado…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s