O primeiro a gente nunca esquece…

E hoje, passei a madrugada fazendo meu primeiro trabalho para a faculdade. E como o primeiro a gente nunca esquece, resolvi publicar aqui 🙂
E como o blog é meu, publico o que quiser. Certo ?
Agradeço a paciência do meu amigo Thiago, que ficou me dando auxilio pelo messenger no que poderia melhorar. E hoje a noite estarei em Caraguábeach . Aê Aê Aê. \o/

Segue o Trabalho :

FACULDADE DE TECNOLOGIA FUNDETEC//

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING //

OS DESAFIOS DO MARKETING NA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DE 2010

METODOLOGIA CIENTÍFICA- PROFESSORA CONCEIÇÃO CASTRO

CLÉVERTON DA SILVA SANTANA

RENATA MOREIRA DA SILVA

O termo política é derivado do grego antigo politea, que indicava todos os procedimentos relativos à polis, ou Cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-estado quanto sociedade, comunidade ,coletividade e outras definições referentes à vida urbana.
Segundo Levitt : “Marketing é obter e manter clientes.” , mas infelizmente na política brasileira a história parte para outro lado, afinal, os candidatos fazem sua própria imagem e fazem isso de seu marketing-pessoal. Para as eleições presidenciais de 2010 a preocupação maior dos candidatos são os programas sociais .Segundo Eduardo Jaime, da Pensatta Comunicação e Marketing, especialista em comunicação política “É uma prática que começou com o Bolsa Família do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT. No Paraná, temos até leite de graça -o que deve ser usado por Roberto Requião (PMDB), pois candidatura ao Senado também deve ser acirrada. É contra essas armas que o marketing da oposição terá que brigar”.
Na verdade, o marketing dos candidatos é mostrar beneficio ao povo sem o mesmo existir.
Infelizmente, temos uma grande parte de eleitores que não possuem um nível cultural e critico para escolher nossos gestores, como acontece no nordeste do Brasil, onde benefícios aparentemente sociais são um caso da região Nordeste do Brasil, que por sua parte julga o “melhor candidato” aquele que dá bolsas e leite de graça. Temos exemplo também nas escolas onde os alunos chegaram a comer merenda estragada sendo que em campanha foi prometido melhoria na alimentação . Resumindo : Puro Marketing. Vendo não muito longe o ensino básico é uma calamidade, afinal alunos entram no ensino médio sem saber escrever e argumentar . Mas, indiretamente é isso o que o governo precisa: de pessoas que não saibam o que acontece para coloca-los novamente no poder .
Criticamos o benefício surreal, porque “Bolsa Família,” “Auxilio Gás”, não muda um país, temos que pensar longe , pensar que somos um país capaz de mudar esse conceito de “bom governante”. Precisamos na verdade de um gestor capaz de administrar de maneira correta e justa o dinheiro que pagamos nos impostos. “É necessário termos visão de Águia”.
Uma das coisas que diferencia o marketing político do marketing comercial é, que na política, o produto (candidato) é criticado e tem seus pontos fracos expostos. Já o produto no marketing comercial não se preocupa em desqualificar seu concorrentes.
O PT (Partido dos Trabalhadores) que está no poder há 8 anos com Luiz Inácio Lula da Silva pretende colocar no palanque a ministra-chefe da casa Civil Dilma Rousseff, que atualmente está sendo exposta na mídia, e se for eleita será a primeira mulher a governar o país. O PT como dito, irá usar mais uma vez de seus programas sociais para continuar administrando Brasil.E Dilma, resolveu mudar seu visual “durona-chefe da casa civil” para “mãe dos pobres”, com um corte de cabelo mais moderno, e usando lentes de contato, a petista fez seu marketing pessoal. Dilma também tem usado de discursos “ambientais”, para arrebater sua possível concorrente Marina Silva.
O PSDB (Partido da Social Democracia Brasil), que há anos esteve na presidência pretende colocar o atual governador do estado de São Paulo e o governador mineiro Aécio Neves. Serra é o líder das pesquisas , mas Aécio tem um ótimo desempenho como mandatário de Minas Gerais .Em São Paulo,principalmente, o PSDB em suas campanhas “grandes obras” feitas pelo governo, o que na verdade não se passa de obrigação. (rodoanel, nova marginal Tietê, metrô). Outro marketing do atual governador , é vincular em outros os estados , comercias da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), e mostrar o que “ele fez de bom”
O PV (Partido Verde) cogita em colocar a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, que conseguiu fazer um excelente trabalho como ministra e chocou a imprensa quando desfiliou-se do PT , partido no qual permaneceu por 30 anos . Com a nova moda da sustentabilidade uma candidata assumidamente ambientalista é outro golpe de marketing.
A disputa será difícil, e nós eleitores deveremos tomar cuidado na hora de ver quem será o novo gestor do país. Afinal, um país com grande diversidade cultural e uma grave desigualdade social. Devemos assim pensar, analisar e rever conceitos na hora de votar. escolher bem nosso candidato é mais do que uma escolha para 4 anos. É a escolha que definirá o futuro de gerações

Referência Bibliográficas :
BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de teoria do Estado e ciência política. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1999
LEITÃO,Mateus; AMARAL Ricardo, ROCHA Marcelo Sim, ela é candidata (trecho) –Revista ÉPOCA de 17 de Agosto de 2009 Edição 587 disponível em http:// revistaepoca.globo /Revista/Epoca/0,,EMI88044-15223,00- SIM+ELA+ E+CANDIDATA+TRECHO.html Acesso no dia 5/05/09 as 03h35min

Anúncios

Sobre Cléverton Santana

Jornalista e tuiteiro de plantão. Morou praticamente toda sua vida na praia mas seu coração sempre foi da selva de pedras. Fã de séries, cinema e teatro, sempre encontra tempo para ler algum livro. É eclético musicalmente, mas não vive sem Rita Lee, Queen e Legião Urbana.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para O primeiro a gente nunca esquece…

  1. >Parabéns Clé, o primeiro nós nunca esquecemos mesmo! x)

  2. >Se receber uma boa nota por esse trabalho quero os créditos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s